.
.

NOVELA BMX EM BH

Postado por Level Up Bmx quarta-feira, 27 de janeiro de 2010















PISTA DO PARQUE DAS MANGABEIRAS - ILUSTRAÇÃO

.

Reunindo alguns arquivos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e jornais mineiros, encontrei algumas notícias sobre o projeto "Cidade Radical" - que promete a construção de três pistas de esportes radicais na capital, e, que segundo anunciado pelo Diário Oficial do Município (DOM), inclui os três esportes de Park: Patins, Skate e Bike. Observe no trecho destacado da Nota que saiu dia 24 de Setembro de 2008.
FONTE: http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=983846


Não obstante, foi inaugurada a Pista do Parque das Mangabeiras (primeira obra concluída das 3). A comunidade dos esportistas da cidade esperou muito por isso, mas, dias antes da inauguração foi anunciada a proibição de Bikes na pista. Dentre as justificativas apresentadas pela Associação dos Parques (divisão responsável pela administração dos parques municipais da capital) estão as de que bikes estragam o material de concreto utilizado na pista, a questão de facilitar os assaltos (porque bikes são um meio mais fácil para fuga) e também o Estatuto da FPM que proíbe terminantemente a circulação de bikes no interior dos parques de BH. Ficamos indignados pela forma que nos foi comunicado a proibição: poucos dias antes da inauguração da pista. Mesmo assim conseguimos mobilizar um protesto pacífico em prol da liberação da pista na porta do Parque no dia da inauguração da pista. A comunidade de bmxers compareceu em peso.



FOLHETO DISTRIBUÍDO NA PORTA DO PARQUE


ENTRE A GALERA REUNIDA, ESTAVA O TUCANO - NOSSO ETERNO AMIGO


UMA DAS FAIXAS QUE USAMOS NO PROTESTO


O PESSOAL DISTRIBUINDO OS FOLHETOS NOS CARROS E CONVERSANDO COM A POPULAÇÃO DE BH


PREFEITO DE BELO HORIZONTE, MÁRCIO LACERDA OUVINDO AS REIVINDICAÇÕES DA NOSSA COMUNIDADE (NA FOTO, NOSSO AMIGO ODILON JR. COM O MEGA-FONE QUE UTILIZAMOS DURANTE O PROTESTO)


POLÍCIA MILITAR, AO LADO, A 45 QUE USAMOS PARA IMPEDIR MEIA PISTA NA ENTRADA DO PARQUE


A GALERA REUNIDA PELO MESMO OBJETIVO

No dia seguinte, os Jornais Estado de Minas e Hoje em Dia publicaram notas sobre a inauguração da Pista, veja:
Jornal Estado de Minas - Domingo, 31 de Maio de 2009
Jornal Hoje em Dia - Domingo, 31 de Maio de 2009
observe a ironia do Jornal ao negritar "pista de skate"


Caracteristicas da "Pista Proibida":
  • 900 m²
  • banks,
  • double set,
  • quarter,
  • corrimão,
  • delta, pirâmide,
  • escada,
  • palco,
  • rampa 45º,
lembrando que todos estes elementos simulam obstáculos em escala profissional, a nível mundial.

Depois do protesto no Parque da Mangabeiras nos reunimos em uma divisão de esportes da Prefeitura para conversar sobre as possibilidades de liberação da pista. A moça que nos atendeu nos escutou e entendeu o caso - até nos sugeriu a criação de uma associação para o BMX. Mas disse que este assunto não dependia somente dela, mas sim de negociações com a Fundação dos Parques. A Fundação dos Parques sendo uma divisão criada pela própria Prefeitura de Belo Horizonte deveria acatar as decisões tomadas pela PBH. Mas pelo que nos deixaram entender, a FPM é uma instituição autónoma e não parte da Prefeitura. Será?

Nós ficamos como bolinhas de ping-pong, de um lado para o outro, sem saber ao certo a quem recorrer.

Contando que a maioria das pistas de Belo horizonte são construídas no interior de parques, esta proibição não significa simplesmente que não poderemos usufruir de pista 'x' , mas deixa uma sensação de insegurança e incerteza no ar,. Muitas perguntas ainda estão sem resposta como: até quando as bikes vão poder usufruir dos projetos do "Cidade Radical" (o que ainda nos resta do projeto, claro) Parque Guilherme Lage (Bairro São Paulo) e Parque Vila Pinho (Região do Barreiro)? Seremos comunicados dias antes da inauguração destes projetos que estamos proibidos de circular com as bikes nestas pistas ficando "por isso mesmo" o assunto (da mesma forma que ocorreu no Parque das Mangabeiras)? E as outras pistas que estão dentro de Parques cercados (Caponas, Bowl...), corremos o risco de perdê-las?


Fica a dica para a comunidade de bikers de BH: União é mais que essencial. Os skaters conseguiram a melhor pista de Minas porque se uniram para tê-la. Vamos parar com a fofoca e fazer valer o que realmente importa para o crescimento do esporte.

"A Novela BMX de BH"

Confira a matéria

Lucero - Coletânea

Especial Lucero aqui!

Guns 'n Roses em Março

Em Março o Guns se apresentará em cinco capitais brasileiras, vale a pena!

RG Level Up

Entrevista exclusiva com Einstein Garzon da Level Up!

Bmx Brasil

Videos e DVDs BMX BRASIL